Top 5 Faculdades que eu cursaria

quinta-feira, 6 de março de 2014



Terminei o ensino médio ano passado e este ano decidi que iria procurar um emprego pra juntar um dinheiro ( o que ainda não consegui , é mais dificiul do que achei arrumar emprego) e pensar melhor em qual faculdade cursar.
Acho que decidir a faculdade não é só um problema meu, todos temos este problema decidir o seu futuro, qual faculdade é mais a sua cara...pensando nisto resolvi fazer um top 5 das faculdades que me deixam em dúvida e quem sabe você se interessa por alguma se estiver indeciso assim como eu:

1- Jornalismo

A faculdade que é uma das minhas preferidas para cursar é Jornalismo , o que me deixa triste é que hoje você não precisa mais de um diploma para exercer a profissão, mas claro que é mais facil de ser contratado com um diploma.
 O jornalista é o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, adaptando ao tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam.
Estudante de Jornalismo lê muito , então quem gosta de ler e escrever já é um grande passo, o próprio blog já é uma ferramenta jornalistica.
 O legal é que no segundo semestre começam as matérias práticas, aulas de rádio, photoshop, produção de revistas, edição de vídeos, fotografia, etc , você tambem trabalhar bastante em grupo na faculdade.
Áreas de Atuação deste profissional:
Empresas jornalísticas, rádio, jornal, televisão, Internet, empresas de assessoria e consultoria, agências de notícias, produtoras de vídeo, empresas privadas e muitas outras áreas
Duração:
4 ano(s) / 8 semestres


2- Fotografia


O fotógrafo domina o uso de máquinas, lentes, filmes e conhece a fundo as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens analógicas e digitais. Com base em conhecimentos de iluminação e enquadramento, ele procura captar da melhor maneira possível a imagem das pessoas, paisagens, objetos, momentos e fatos históricos, políticos, econômicos, esportivos e sociais.
Seu trabalho pode ter cunho jornalístico, documental ou comercial. Pode trabalhar em estúdio, fotografando produtos e modelos para reportagens e anúncios em outdoor ou para publicação em revistas, jornais e sites na internet. O legal do curso é que tem bastante aulas praticas!
A imagem é criada na cabeça do fotógrafo muito antes dele acionar sua câmera.
Duração:
2 ano(s) / 4 semestres

Áreas de Atuação deste profissional:
Publicidade, fotojornalismo, editorial, moda, documentário, eventos, perícia, fotografia artística, restauração e conservação, bancos de imagens, estúdio próprio, manipulação digital, consultoria de imagem, fotografia de natureza e paisagens, fotografia aérea, fotografia submarina, laboratórios especializados, comércio de equipamentos fotográficos, cinema, perícia e muitas outras áreas.

 3- Publicidade



O publicitário cria, realiza e divulga campanhas de publicidade, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ou consumidor e promover sua venda.
Para isso, pesquisa o público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Escolhe a abordagem e os meios de comunicação mais adequados à campanha: outdoors, anúncios de jornais e revistas, comerciais de rádio e TV e banners em sites da internet. Cria os textos e as imagens e acompanha a sua produção.
Em agências publicitárias, dedica-se à criação, à mídia, à produção ou ao planejamento administrativo. No departamento de marketing das empresas, elabora estratégias de venda.
Áreas de Atuação deste profissional:
Promoção de Vendas, Criação Publicitária, Marketing, Produção de Rádio e TV, Pesquisa, Mídia, Marketing para Internet, dentre outros
Duração:
4 ano(s) / 8 semestres

4- Radio e TV

Esse profissional se envolve na elaboração e na veiculação de programas jornalísticos, esportivos ou de variedades, exceto nas atividades reservadas a jornalistas e atores, como reportagem e dublagem. Ele monta a programação da emissora, redige roteiros, produz e edita programas. Chefia equipes de gravação e de produção e orienta a construção de cenários e a contratação de mão-de-obra. Pode atuar como comentarista, apresentador ou locutor.
Trabalha em emissoras de rádio e TV ou em produtoras de vídeo e empresas que criam programas para transmissão pela mídia eletrônica.
Áreas de Atuação deste profissional:
Emissoras de Rádio e Televisão, Produtoras Independentes, TV's por Assinatura, Internet e muitas outras áreas
Duração:
4 ano(s) / 8 semestres

5- Design Gráfico

 Tecnólogo em Design Gráfico mobiliza competências das artes, comunicação e design. Planeja e executa a programação visual de jornais, revistas, livros e outros materiais impressos, produz imagens, cria e edita infográficos, páginas e portais da Internet e animações em meio digital. Desenvolve linguagens eficazes para a usabilidade de suportes digitais, combinando conceitos de navegabilidade e interatividade. Elabora projetos gráficos, equacionando fatores estéticos, simbólicos e técnicos, considerando também questões socioeconômicas, culturais e ambientais. Pode atuar em empresas jornalísticas, cinematográficas, escritórios de design e agências de publicidade e propaganda.
 Duração:
2,5 ano(s) / 5 semestres 
 Áreas de Atuação deste profissional: empresas, escritórios de design, agências de propaganda, editoras ,produtoras de vídeo e cinema, internet e muitas outras áreas


Como pode ver coloquei faculdades que não envolvem matemática e mais o português mesmo e a criatividade (odeio Matemática e por isso não quero nada de calculo na faculdade) .
Achei essa ideia bem legal de divulgar cursos da Faculdade que vou estar postando agora aqui no Blog alguns cursos bem legais (vai ver que você se identifica com algum)  e outras dicas sobre a tão esperada Faculdade.

14 comentários

  1. Eu vou fazer publicidade.. se nao der certo quero tentar cinema haha acredita que eu não sabia que tinha facul de fotografia? Pensei que fossem só cursos e tals.. enfim, minha irmã já prestou jornalismo, não sabia qu agora contratam sem o diploma, sei que pra entrar em uma publica de jornalismo é bemmm dificil..

    Beijim
    Idiomafashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn que legal , eu estou completamente confusa com qual seguir, poisé tem sim o bom é que são somente 2 anos ai dá pra fazer outra faculdade se você escolher fotografia.
      Poisé agora o diploma não é mais exigido o que desfavorece a faculdade pois você faz 4 anos pro diploma não ser exigido é bem chato ;/ , mas uma hora eu decido o que cursar kkkk
      Bjos!

      Excluir
  2. Dessas que você mencionou acho que eu faria fotografia sou apaixonada por fotos , mas meu objetivo é fazer Designer de Interiores, outra paixão <3
    Seguindo seu blog amor ♥ Adorei tudo por aqui !

    Beijos
    http://lajuhcarvalho.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu não fizer faculdade de fotografia com certeza faço um cursinho! Awn eu queria fazer Designer de Interiores mas mudei as ideias de faculdade kkk
      Obrigada por seguir! Tbm já estou seguindo o seu
      Beijos

      Excluir
  3. Eu não sei ainda o que eu quero fazer, desses aí acho que publicidade ou fotografia!
    Mas quero mesmo é administração! :)

    www.pequenamenina31.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm estou super em dúvida , ah sim muito bom o curso boa sorte!

      Excluir
  4. Meeeu sonho (ter terminado o ensino médio) ^^ Ainda estou no nono ano, sem contar com esse ano ainda tenho 3 anos pela frente :/
    Eu sempre pensei em fazer jornalismo/ fotografia, mas daí de repente eu tive outras ideias e nem sei mais o que eu quero, mas ainda tenho quase 4 anos para decidir isso :P
    Bjoos ♥

    http://cacadoras-de-estilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já mudei muito minhas ideias de faculdade durante os anos já quis ate ser Biologa Marinha kkk, mas boa sorte que você termine logo a escola e comece a tão sonhada faculdade <3

      Excluir
  5. ou seja, seu negócio é humanas. ahhaha. também penso em todos esses cursos.
    beijos, E.
    http://apenasmaisumaxicaradecafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato!! Odeio matematica , qualquer coisa com calculo sou pessima ;s kkk

      Excluir
  6. Se eu não fosse fazer design de moda, faria design gráfico! Estou pensando em fazer um curso de design gráfico... *-*

    http://vidabeella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu e minha amiga estamos pensando seriamente em fazer tbm *-*

      Excluir
  7. Essas faculdades também estão na minha lista *--* Mas as que mais me interesso são Publicidade e Jornalismo ♥
    Achei super legal essa sua ideia de falar sobre as faculdades *-* No proximo post,fala sobre os preços deles? Tipo,qual a mais cara a mais barata e tals...
    Beijos!
    Garota Lezada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, obrigada. Falo sim , obrigada pela otima dica já vou preparar o post ;D
      Beijoss.

      Excluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.