Customização: Caderno

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013


Oi gente! Eu sou a Carol. Às vezes eu ajudo a Helo em alguns posts. Dessa vez eu fiz o meu primeiro tutorial no blog, com o tema de volta as aulas! Eu tentei fazer bem explicadinho, mas qualquer coisa é só perguntar pelos comentários ok?
Bom, acho que todo mundo tem aquele caderno cuja capa não agrada muito né? Mas que tal customizar ele, e ficar com um caderno totalmente diferente de todos da sua classe, ou até da sua escola? Você pode, basta usar paciência, carinho, dedicação, criatividade, e mais alguns materiais. Eu sei que quem gosta de criar, como eu, vai adorar criar um caderno assim. Essa ideia na verdade foi da minha mãe, bem em um dia chuvoso, que você não tem quase nada para fazer. Ficamos uma parte da tarde pra criar dois cadernos, um pra mim e outro pra ela. Bom, espero que vocês gostem. Vamos aos materiais:


  • Qualquer caderno que vocês tenham em casa
  • E.V.A das cores que você quiser. (No meu caso eu usei preto para o fundo, rosa, amarelo, roxo e vermelho para as peças, e bege para as letras).
  • Cola de E.V.A. (eu usei a cola instantânea, que é do mesmo tipo da super bonder, mas não sei se todo mundo tem, e ela é mais cara também. Eu só tenho por causa de uns trabalhos da minha mãe).
  • Tesoura
  • Folha A4 ou de caderno mesmo.
modo de fazer:

Primeiro, vocês vão pegar o E.V.A preto, e medir o tamanho da capa do seu caderno nele, e depois recortar, como eu fiz na foto:




Depois de recortado, ele vai ficar assim:


Depois de medido certinho o E.V.A na capa do seu caderno, você já pode colar.


 Depois de colado, você pega uma folha A4, ou de caderno, e vai fazer a mesma coisa que você fez com o E.V.A preto. Vai medir na capa do seu caderno, pra ficar do mesmo tamanho. Depois de cortado do tamanho da capa, você vai fazer duas retas, formando uma cruz na folha. Pra isso você pode usar uma régua e lápis, ou pode dobrar a folha duas vezes ao meio, para formar uma cruz. Eu usei uma régua. Depois que eu risquei a cruz na folha, eu desenhei uns círculos na cruz para ficar com formato de um quebra-cabeças mesmo. Eu usei um molde redondo de E.V.A que estava sobrando. Você pode usar uma tampa, ou desenhar a mão livre.


 No fim, vai ficar assim:


 A foto saiu meio torta, mas não ficou torto não viu gente! Hahaha.

Bom, depois você recorta na linha do que você desenhou, vai formar uns moldes de peças de quebra-cabeças. Depois usando esses moldes, você vai riscar nas 4 cores de E.V.A. Vai ficar riscado assim:


Depois de recortar as 4 peças, você vai posicionar todas em cima do E.V.A preto que foi colado no seu caderno. Elas podem até não se encaixar, mas você vai cortando envolta das peças pra elas ficarem sobrando uns vãozinhos entre elas, para ficar aparecendo o fundo preto que está embaixo. Assim:


Depois de colado essas 4 peças, você vai fazer agora as letras. No meu eu escrevi Matemática, mas você pode escrever o que você quiser, pode ser letras maiores, posicionadas de forma diferentes, enfim, é você quem escolhe! Primeiro de tudo, eu procurei uma fonte legal no site dafont.com porque eu não tenho uma coordenação para desenhar uma letra bem feita. Mas se você tiver, pode fazer viu.

Se vocês forem escolher uma fonte no site, lembrem-se que a fonte tem que ser grossa, pois vocês vão ter que riscar no E.V.A  e recortar, e se for uma fonte fininha, da muito trabalho de recortar. A Fonte que eu usei foi a Cheri. Eu escrevi Matemática no Word, e imprimi com tamanho da fonte 100, pois Matemática é uma palavra grande, se você escrever Artes, por exemplo, pode aumentar a fonte para 150, para não ter muito problema na hora de você recortar. 


Depois de impressa as letras, eu posicionei a folha para baixo em cima do E.V.A, para poder riscar. Não vai ficar o risco do lápis, e sim uma marca. Você vai ter que passar o lápis em cima dessa marca para facilitar o recorte depois. Elas vão sair de costas, mas é bem mais fácil, porque sempre quando a gente recorta no E.V.A, fica aquelas marcas de lápis envolta, e não é legal. Então se você riscar a letra de costas, na hora de você colar, vai ter que virar ela para frente, então não vai aparecer os risquinhos do lápis. Assim:


Quando for recortar letras como o A, ou o E minúsculos, você pode recortar no meio da letra mesmo, porque quando você colar, não vai aparecer, e se aparecer não vai ficar feio, acreditem. E dessa forma facilita muito mais.


Todas as letras recortadinhas:


Está quase pronto o caderno, é só colar agora!



Esse é o caderno da minha mãe, onde ela vai separar as aulas dela. Sim, ela é professora de Artes! Hahaha. Levou mais trabalho, como vocês podem ver, mas ficou lindo né?


No meu, como vocês viram, eu fiz uns coraçõezinhos pra decorar. Vocês podem fazer também, ou decorar com bolinhas, ou qualquer outra coisa que queiram. Mandem um e-mail pra gente, dizendo o que acharam. Isso nos incentiva a fazer mais tutoriais pra vocês, apenas precisamos da sua opinião! Você também pode tirar uma foto do seu trabalho feito, e nos enviar, quem sabe a gente poste aqui no blog? Bom, é isso gente. Beijos!

2 comentários

  1. Nossa que criativo, parabéns o caderno e o tutorial ficaram show!

    http://desertoflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.